Psicologia Infantil

ASSUNTO MUITO FALADO ULTIMAMENTE, PORÉM, POUCO ESCLARECIDO.

PERCEBO QUE AS ESCOLAS, EDUCADORAS, PAIS E ATÉ MESMO OS MÉDICOS NÃO SABEM SOBRE O ASSUNTO TDAH.

AO CONVERSAR COM 4 PEDIATRAS E 2 MÉDICOS NEUROLOGISTAS, NENHUM DELES, CONSEGUIU ME RESPONDER COMO É FEITO O DIAGNOSTICO DE TDAH E NEM TAMPOUCO, SOUBERAM AVALIAR UMA CRIANÇA.

O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.


Quais são os sintomas de TDAH?O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:
1) Desatenção
2) Hiperatividade-impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
fonte: (ABDA)

LIMITES

A palavra limite designa ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar.


O ser humano desde sempre conviveu com limites, no decorrer do seu desenvolvimento, tal como exemplo, o fato do feto se limitar ao útero da mãe até seu nascimento, alguns destes limites são superados outros não. É dever dos pais estabelecê-los a seus filhos, mostrando-lhes regras e valores socioculturais
"Um pai ou uma mãe que engole os próprios princípios e se cala a cada malcriação dá um atestado de que não se respeita, e os filhos entendem isso como um sinal para que não o respeitem também." (Içami Tiba, 2003).

A TAREFA DE IMPOR LIMITE AOS FILHOS, É uma tarefa muito dificil, uma vez que os país precisam ter autoridade, valores e acima de tudo FIRMEZA. Quando a criança percebe que nao há firmeza no limite imposto pelo pai ou mãe, ela sabe que ali ela manda e vai até onde quiser. Esse é um momento que requer muita paciência e esforço por parte dos adultos envolvidos no processo.