segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




A MÃE QUE CRIA SOZINHA SEU FILHO....


Atualmente cresceu o número de mães que criam seus filhos sozinhas. Segundo o autor Içami Tiba, MÃE É MUITO DIFERENTE DE PAI
Existem diferenças enormes e fundamentais entre ser mãe e ser pai, muito maiores do que simplesmente ser mulher e ser homem.
A maioria dos comportamentos sociais que distinguem
o homem da mulher não foram inventados. Eles tem bases biopsicossocioantropológicas distintas dentro de uma mesma espécie. O ser humano socializou, educou e sofisticou seus instintos animais de sobrevivência e perpetuação da espécie.

“Pãe” — a mãe que assume a dupla função de pai e de mãe pela falta do outro — paga um preço alto: sofre de irritabilidade, estresse, depressão, pânico, fobias, cansaço extremo, enxaqueca, interferência na libido, perde a sensualidade e ainda por cima é vítima de discriminação profissional e salarial. Quer tanto assumir o papel do outro que tem até infarto, doença que era privilégio” masculino. O corpo chora o que a mente não consegue resolver.

Esse trecho acima citado pelo autor Içami Tiba, é um assunto de suma importancia  em nossa sociedade, uma vez que a mulher moderna, trabalha fora de casa e além de batalhar pelo sustento da família, ainda tem que ser responsavel pela EDUCAÇÃO, SAÙDE, LASER..... convivencia no meio social (quando adolescentes fazem parte dos grupos, namoram..) organização da casa entre outras funções.

Frente a esse cenario, claro, que vamos encontrar mulheres sobrecarregadas e doentes fisicamente e emocionalmente.

Fica aqui uma questão para se refletir: O que pode ser feito para aliviar a sobrecarga da mãe que desempenha o papel de mãe  e pai ao mesmo tempo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário